XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Sistemas de reconhecimento de Língua de Sinais para pacientes surdos: uma revisão sistemática

Resumo

Introdução: Indivíduos surdos podem sofrer com importantes barreiras no acesso integral a serviços de assistência à saúde. Pensando nisso, é essencial o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na tradução de língua de sinais (LS), aumentando a eficiência da comunicação entre o paciente e os profissionais de saúde.
Objetivo: Revisar sistematicamente o desenvolvimento e teste de sistemas para comunicação de surdos no contexto de saúde.
Método: A busca foi realizada no Medline, Web of Science, Association for Computing Machinery (ACM), Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) Xplore e Google Scholar em 26/06/2023. Os critérios de inclusão foram a descrição do desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de LS em contexto de saúde e a testagem com usuários humanos. Os estudos elegíveis foram selecionados por dois revisores independentes e as divergências foram resolvidas por um pesquisador sênior. Posteriormente, foi realizada uma síntese qualitativa dos trabalhos incluídos.
Resultados: A busca retornou 11.870 publicações, sendo 1.157 duplicatas. A maioria dos estudos foi excluída após análise de título e resumo (n = 11.224), restando 125 selecionados para leitura do texto completo. Desses, 18 estudos foram incluídos na revisão. Os estudos mostram uma variedade de abordagens, desde o desenvolvimento de sistemas de tradução até a aplicação de técnicas avançadas de deep learning e reconhecimento de imagens, todos voltados para a melhoria da acessibilidade e comunicação de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Desses estudos, 72,2% concentram-se no contexto de situações de emergência e cuidados hospitalares gerais. Vale ressaltar que, em 83,3% dos estudos, os sistemas estão em fase de desenvolvimento e teste, sugerindo o foco na pesquisa e experimentação. Além disso, apenas 33,3% dos estudos abordam aspectos relacionados ao custo, à confiabilidade e à segurança dos dados obtidos.

Conclusão: O montante limitado de estudos envolvendo o reconhecimento e tradução de LS aplicados a um contexto de saúde evidencia o longo caminho a ser percorrido para a incorporação de tecnologias de inteligência artificial à medicina.

Área

Tecnologias Digitais e Informação em Saúde - Plataforma e Sistemas de Informação

Autores

GABRIELA TEODORA DE SOUZA SANCHES, Lucca Fagundes Ramos de Oliveira, Lucas Rocha Valle, Luiza Marinho Motta Santa Rosa, Natália Sales Santos, Milena Soriano Marcolino