XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Trilha de Aprendizagem: proposta de formação EAD para acolhimento e integração de novos trabalhadores em saúde

Resumo

Introdução: O processo de acolhimento e integração de novos trabalhadores desempenha um papel crucial na eficácia e qualidade dos serviços prestados no âmbito do SUS. Uma abordagem especialmente relevante é aquela que incorpora ações de educação permanente durante o processo de acolhimento dos trabalhadores, promovendo uma sinergia entre a integração organizacional e o desenvolvimento profissional. Objetivo: Este resumo apresenta a experiência de uma Trilha de Aprendizagem EAD para os novos trabalhadores da secretaria de saúde de uma capital brasileira desenvolvida em parceria com um núcleo de Telessaúde. Método: A matriz de conteúdo e estrutura pedagógica foram desenvolvidas com base nas necessidades dos serviços de saúde, sob coordenação da Escola de Saúde Pública do município. Os trabalhadores da secretaria foram selecionados como conteudistas, enquanto o Núcleo Telessaúde ficou responsável por adaptar o conteúdo técnico para uma linguagem pedagógica, produzir videoaulas animadas, estruturar a Trilha em sua plataforma de cursos EAD e monitorar os alunos inscritos. Resultado: A Trilha é composta por três módulos independentes, ofertados de forma online, autoinstrucional e assíncrona. O módulo introdutório foi ofertado inicialmente, com 550 trabalhadores inscritos na primeira turma. Este módulo tem carga horária de 50 horas e aborda temas como legislações municipais, compreensão do SUS na realidade municipal, Rede Municipal de Saúde, sistemas de informação, trabalho em redes e interprofissionalidade, formação de profissionais de saúde como parte do SUS, cultura organizacional baseada em bioética e segurança do paciente, e habilidades de comunicação. Após a conclusão do módulo introdutório, os trabalhadores deverão prosseguir com os demais módulos de acordo com seu local de atuação nos diferentes pontos de atenção e categoria profissional. Conclusão: Ao utilizar recursos tecnológicos por meio da formação EAD, essa iniciativa não apenas mitiga os desafios inerentes à entrada de novos trabalhadores, como também potencializa a educação permanente em saúde ao captar a atenção dos alunos a partir do uso de diferentes objetos de aprendizagem e abordagens pedagógicas. Espera-se que a Trilha de Aprendizagem proporcione aos novos trabalhadores não apenas uma introdução eficaz aos elementos essenciais da instituição e do SUS, mas também uma oportunidade contínua de aprendizado e desenvolvimento por meio de tecnologias digitais para educação permanente em saúde.

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

MICK LENNON MACHADO, Josimari Telino de Lacerda, Edenice Reis da Silveira, Fernanda Manzini, Thaís Titon de Souza, Maria Cristina Marino Calvo