XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Painel de indicadores de monitoramento do serviço de teleconsultorias para apoio à tomada de decisão.

Resumo

A construção de painéis de indicadores (dashboards) possibilita o uso de dados de rápido acesso para o processo de planejamento e maior eficácia das ações realizadas. No contexto dos serviços de saúde digital, como as teleconsultorias, as informações são fundamentais para orientar a tomada de decisão dos gestores em saúde, aumentar a resolubilidade da Atenção Primária em Saúde (APS), qualificar o processo assistencial e apoiar a regulação das filas de acesso às especialidades. Em 2023 foi identificada e validada, em grupo de trabalho, uma lista de variáveis e indicadores prioritários para o processo de monitoramento dos dados produzidos pelo serviço de teleconsultorias do Sistema de Telemedicina e Telessaúde de Santa Catarina (STT). Por meio de bancos de dados produzidos pelo sistema, realizou-se a integração para o processamento automático de 5 cards, 6 gráficos e 2 planilhas de indicadores das teleconsultorias respondidas por especialidade e teleconsultor. Para apresentar o potencial das informações disponibilizadas, serão apresentados os resultados da produção de 2023 e aplicações práticas de dois indicadores de monitoramento. Registrou-se 55.314 teleconsultorias assíncronas para os 276 municípios de sete regiões de saúde, em 8 centrais de regulação municipais parceiras, além da central de regulação estadual. Os maiores números de teleconsultorias realizados estiveram relacionados a Insuficiência Renal Crônica (42%, n=1540), Dor lombar baixa (39,4%, n=1445) e Diabetes mellitus insulino-dependentes (37%, n=1354). O monitoramento dos agravos mais frequentes permitiu priorizar ações de tele-educação com teleconsultores e médicos solicitantes. Do total de teleconsultorias atendidas, foi orientado manejo na APS em 43,5% dos casos. O monitoramento deste indicador a partir do dashboard permitiu verificar as diferenças no padrão de encaminhamento e manejo na APS entre diferentes teleconsultores e especialidades, apontando as necessidades de capacitação e padronização de conduta entre os profissionais para os casos clínicos semelhantes. As teleconsultorias resultaram em uma redução potencial de 23.563 encaminhamentos para a atenção especializada no âmbito do Sistema Único de Saúde. Com auxílio do dashboard os gestores poderão monitorar e planejar ações para a manutenção e aperfeiçoamento dos números obtidos, além de identificar de forma rápida e segura as necessidades de correção no uso das teleconsultorias como ferramenta de apoio e qualificação da APS.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telemonitoramento e Avaliação em Saúde

Autores

PATRICIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO, Guilherme Brückmann Flores, Rafaela Souza, Luana Gabriele Nilson, Antônio Fernando Boing, Maria Cristina Marino Calvo