XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

PARCERIA TRANSFORMADORA : OITO ANOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICO -CIENTÍFICA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Apresentação do Caso

As universidades exercem um papel único no ecossistema da saúde, desempenhando tanto a função de fornecedoras de profissionais capacitados quanto como impulsionadoras de descobertas inovadoras na área da saúde. Nesse contexto, duas instituições de ensino superior (IES) tornam-se parceiras em 2016 e assumem papéis de destaque na teleducação brasileira. Apesar dos quase 3.000 km de distância entre as duas IES, houve o almejo da aproximação com o intuito de atender as necessidades educacionais dos profissionais de saúde bucal, estabelecendo essa conexão para benefício do SUS. Ao longo de oito anos de colaboração técnico-científica, a parceria visa a disseminação de evidências científicas alinhadas à realidade de saúde bucal da população brasileira por meio de soluções tecnológicas educacionais inovadoras, com o propósito de capacitar profissionais de odontologia, estudantes e o público interessado.

Discussão

A parceria enfrentou desafios na implementação da educação permanente, mas superou-os por meio de adequado planejamento didático-pedagógico e uso efetivo da tecnologia para disseminação dos cursos. Para aprimorar a qualidade do conteúdo, as IES capacitaram os professores-autores em educação a distância. Os cursos adotam abordagens de ensino como a aprendizagem significativa e o microlearning, disponibilizando uma variedade de recursos educacionais adaptados às necessidades específicas do público-alvo e aos objetivos de aprendizado.

Comentários Finais

A colaboração entre as instituições é conduzida por um modelo relacional que destaca a importância das relações interpessoais e interinstitucionais. Essa abordagem não se limita aos cursos e recursos educacionais desenvolvidos, estendendo-se a atividades como pesquisa conjunta, desenvolvimento de programas acadêmicos e compartilhamento de experiências. As líderes de coordenação das Instituições de Ensino Superior desempenham papel crucial, oferecendo supervisão e apoio, promovendo uma conexão sólida e camaradagem entre as equipes. Os dez cursos produzidos e oferecidos alcançaram uma audiência significativa, com alto engajamento de profissionais da saúde bucal e trabalhadores do Sistema Único de Saúde brasileiro. A acessibilidade através de plataformas móveis desempenhou um papel substancial nesses resultados, simplificando o acesso dos usuários aos cursos.

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

CAMILA Maldonado Huanca, Deise Garrido, Cadidja Sousa Carmo, Ana Emilia Figueiredo, Ana Estela Haddad