XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Potencial da teletutoria na implementação de programa de mudança de hábitos de vida para pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus na Atenção Primária: relato de experiência

Apresentação do Caso

Apresentação do caso: O Projeto CHArMING (Control of Hypertension and Diabetes in Minas Gerais) objetiva melhorar o controle de pessoas com hipertensão e diabetes na atenção primária à saúde, por meio da implementação de estratégia multidimensional. Um dos componentes da intervenção é a realização de teletutorias, que visa apoiar profissionais de saúde para implementação das ações de fortalecimento de mudanças do estilo de vida e promoção do estilo de vida saudável. Desenvolveu-se um protocolo específico, pautado nas diretrizes do Ministério da Saúde, envolvendo os eixos: alimentação adequada e saudável, atividade física e mudança de hábitos de vida. Os profissionais receberam capacitação online e presencial, oferecidos em abril/2023, e as teletutorias tiveram início no mês subsequente. As sessões são quinzenais, por videoconferência (Google Meet)®, com duração de 60 minutos. Cada município participante (Carlos Chagas, Caraí, Malacacheta, Novo Cruzeiro e Poté), tem 3 tutores de referência: nutricionista, fisioterapeuta/profissional de educação física e enfermeiro. Pactuou-se com o gestor um horário protegido para a participação dos profissionais de saúde. Os tutores mediam as discussões, propõem ações para implementação dos planos de ação e sanam dúvidas. Até dezembro/2023, 73 sessões de teletutoria foram realizadas, com 5 profissionais em média em cada sessão. Foi aplicado questionário em Google Forms® aos 75 profissionais participantes, dos quais 19 responderam: 84,2% afirmaram que as teletutorias beneficiaram suas ações, 21,1% relataram sentir-se motivados e 63,2% afirmaram que adquiriram mais conhecimento, mas 15,8% alegaram maior sobrecarga profissional. Dificuldades incluíram horário (52,6%), demandas diárias na unidade (42,1%) e falta de acesso à internet (10,5%). Temas como alimentação adequada e saudável (42,1%) e atividades físicas (26,3%) tiveram impacto positivo nas atividades assistenciais.

Discussão

Discussão: A avaliação realizada fomentou discussão na equipe de pesquisa acerca de ações para aumentar a participação profissional. Reuniões periódicas são realizadas com os gestores para fomentar o apoio à participação dos profissionais. Novas visitas presenciais às unidades foram observadas como importantes.

Comentários Finais

Comentários finais: A experiência sugere potencial para teletutorias na qualificação da equipe da APS, mas ajustes logísticos são necessários para melhorar a adesão dos profissionais.

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

GUSTAVO FERREIRA SANTOS, Larissa Morelli Ferraz Guimarães, Daisy Motta Santos, Ana Carla Gonçalves Luiz, Sueli Ferreira da Fonseca, Regina Márcia Faria de Moura