XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

ASSISTÊNCIA REMOTA EM ESTOMATOLOGIA

Apresentação do Caso

A Estomatologia é a especialidade da Odontologia responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças da boca. O Conselho Federal de Odontologia reporta 1.083 estomatologistas com registro ativo no Brasil (1/ 210.790 habitantes). A Portaria MS 599/2006 estabelece que cada Centro de Especialidade Odontológica deva contar com profissional especialista em diagnóstico bucal, mas o número de especialistas registrados não supre tal demanda. Por outro lado, profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), muitas vezes, necessitam de apoio especialista no diagnóstico e manejo de casos passíveis de tratamento na atenção primária. O presente relato descreve características e resultados de um serviço-piloto de Tele-Estomatologia implementado na rede pública de um estado brasileiro.

Discussão

Dados clínicos e imagens de lesões bucais foram coletados pelos profissionais das UBS, via formulário estruturado disponível na plataforma estadual de telessaúde. O laudo, elaborado por especialista, incluiu hipóteses de diagnóstico e a classificação de risco de acordo com um protocolo desenvolvido em uma parceria da Central Estadual de Regulação Ambulatorial com especialistas da área, e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite. No período de abril/2020 a fevereiro/2024 foram laudados 690 exames, oriundos de 41 municípios. O serviço foi utilizado por 221 profissionais (191 cirurgiões-dentistas e 30 médicos) vinculados a 186 unidades de saúde. Foram classificados como urgentes 42,2% dos casos, sendo os profissionais contatados pelo Núcleo de Telessaúde e orientados a encaminhar os pacientes para atendimento especializado, de acordo com pactuações locais ou via Central Estadual de Regulação. Nos casos passíveis de tratamento na atenção primária (22,9%), o laudo incluiu orientação para conduta clínica/terapêutica, evitando o encaminhamento. Casos classificados como eletivos compuseram 34,8% do total. A interação entre profissionais foi assíncrona; em casos específicos, houve interação síncrona via sistema de videoconferência na própria plataforma de telessaúde, contemplando os requisitos legais para o trânsito de dados sensíveis (confidencialidade, autenticidade, integridade, irrefutabilidade e carimbo de tempo).

Comentários Finais

Além do apoio clínico remoto aos profissionais, o sistema aposta no potencial educativo das interações profissionais durante os processos de referência e contra referência e no suporte às centrais de regulação na priorização dos agendamentos de consultas.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telediagnóstico

Autores

JOSIMARI TELINO DELACERDA, Maria Cristina Marino Calvo, Maria Ines Meurer, Harley Wagner, Barbara Telino Soares, Antonio Fernando Boing