XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO DA TELECONSULTA NA UNIDADE AMBULATORIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LAGARTO, SERGIPE, BRASIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Apresentação do Caso

A estruturação da atenção secundária à saúde é um óbice ao desenvolvimento pleno do sistema único de saúde (SUS), isso porquê o atendimento especializado na rede possui um percentual de disponibilidade ainda muito baixo. E é neste cenário, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do SUS, que a implantação do serviço de teleconsulta ambulatorial, aqui relatada, foi desenvolvida.

Discussão

O processo de implantação das teleconsultas foi dividido em quatro etapas. Na primeira fase foi atualizado o sistema de atendimento, AGHUX, com o módulo específico de teleatendimento integrado ao hospital universitário, no qual a equipe do E-saúde estruturou, inicialmente, a grade de atendimento para a especialidade de neurologia. Na segunda etapa, o espaço físico foi equipado com dispositivos tecnológicos (câmera, monitores, fones de ouvido, tablet), iluminação e conectividade de internet. Na terceira fase foi elaborado os procedimentos operacionais padrão (POP’s) e fluxogramas de agendamento e atendimento. Na quarta fase ocorreu o treinamento da equipe acerca dos teleatendimentos, a forma como os pacientes serão orientados e sua etiqueta digital. Todos os processos foram testados utilizando a própria rede do ambulatório e todas as atividades foram desenvolvidas seguindo a legislação vigente, com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) por meio físico ou declaração verbal, de acordo com o fluxo de atendimento. Os testes para os teleatendimentos foram então realizados no período de janeiro a fevereiro de 2024, e a agenda de teleatendimento em neurologia foi disponibilizada para março de 2024. A experiência para a realização de teleconsultas via plataforma do AGHUX requereu estratégias suplantadoras, a saber: a disponibilidade do link para teleconsulta via whatsapp, a identificação de rede de apoio para pacientes com analfabetismo digital, assinatura digital em plataforma alternativa ao AGHUX. Essa vivência oportunizou a identificação também dos aspectos positivos do sistema que somado aos pontos de aperfeiçoamento assinalados possibilitaram o estabelecimento das teleconsultas ambulatoriais no serviço.

Comentários Finais

Assim, o relato de experiência apresentado demonstra como a incorporação de uma nova prática no SUS pode ser concomitantemente desafiadora e oportuna. Dessa forma, essa vivência além de incrementar o conhecimento em saúde digital, propicia através das teleconsultas multiprofissionais mais uma porta de acesso ao sistema de saúde, no âmbito local.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

JAQUELINE FREIRE SOARES, ANTONIELE DOS SANTOS PIMENTEL, AMANDA VIRÓRIO DE LIMA OLIVEIRA, RENATA SOBRAL LIMA, EVELYN DE OLIVEIRA MACHADO, ALEXANDRE MACHADO DE ANDRADE