XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Projeto Saúde Digital Móvel: tecnologia e cuidado no Vale Jequitinhonha

Apresentação do Caso

O Saúde Digital Móvel é um projeto pioneiro no país em Telessaúde, que permite o deslocamento das unidades móveis e profissionais de saúde ao encontro de populações residentes em áreas mais remotas do Vale Jequitinhonha, regiões estas, expressas em altos indicadores de morbimortalidade por complicações de doenças evitáveis, crônicas, porém passíveis de acompanhamento e alta resolutividade na maioria dos casos. Um dos maiores dificultadores para prestação da assistência adequada a estes pacientes é justamente a acessibilidade a exames especializados e recursos humanos em saúde. Assim, este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência do Projeto Saúde Digital Móvel integrando tecnologia e cuidado no Vale Jequitinhonha.

Discussão

O projeto teve início em 2023, é aprovado e financiado pelo Departamento de Saúde Digital - DESD do Ministério da Saúde, já realizou 21 ações entre municípios e distritos do Vale Jequitinhonha e conta com os Núcleos da Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Minas Gerais para emissão dos laudos dos telediagnósticos. Para a realização das ações, o município oficializa junto a Pró- Reitoria de Extensão a sua necessidade de atendimentos, reuniões são organizadas entre serviços municipais e universidade e após assinatura do termo de cooperação, a equipe juntamente com os alunos se deslocam até estas localidades e realizam ações durante quatro dias em média. Os atendimentos são realizados por enfermeiras, cirurgiões dentistas, médico e acadêmicos na carreta e dispositivos comunitários da região . Os municípios oferecem hospedagem, alimentação e alguns materiais de consumo. Em contra partida são ofertadas durante as ações Retinografias, Rastreio de Câncer de Pele, Eletrocardiograma, Rastreio de Câncer Bucal e outros serviços de acordo com a demanda de cada local. Foram realizados até março de 2024, 1050 ECG,1034 Retinografias,610 telediagnósticos em dermatologia, 2820 atendimentos odontológicos dentro das unidades móveis, 344 rastreios de câncer bucal, 12 cursos, e 23 Web palestras.

Comentários Finais

O estudo demonstrou que o projeto saúde digital móvel é uma ferramenta viável, de promoção e prevenção à saúde, resolutivo, qualificando e auxiliando no cuidado a saúde da população, contribuindo na regulação dos atendimentos dos municípios, propiciando a redução das filas de espera por atendimento específico, reduzindo custos aos usuários e promovendo uma melhor formação profissional ao aluno.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Telediagnóstico

Autores

LILIANE DA CONSOLAÇAO CAMPOS RIBEIRO, Helisamara Mota Guedes, Mariana Roberta Lopes Simões, Gean Alisson da Cunha Pereira, Valéria Cristina da Costa, Paula Cristina Pelli Paiva