XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Implementação de Serviço de Teletriagem na Clínica Odontológica Universitária em parceria com Núcleo de Telessaúde

Resumo

Introdução: Com o início da pandemia da COVID-19, os atendimentos da Clínica Odontológica da Superintendência de Saúde universitária foram consideravelmente reduzidos, resultando no aumento da fila de espera, além do provável agravo nas condições bucais prévias. A adoção da teleodontologia mostrou poder reduzir a fila de espera e o número de atendimentos presenciais. Objetivo: Dessa forma, o projeto objetivou implementar o Serviço de Teletriagem, buscando auxiliar na diminuição da demanda reprimida, ampliar o acesso à saúde, otimizar o serviço e intensificar estratégias de promoção e prevenção em saúde bucal. Método: A equipe seguiu as seguintes etapas de implementação: adaptação e uso de uma plataforma dedicada aos teleatendimentos, seguindo as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); capacitação da equipe de dentistas e prestadores de serviço para a prática da teletriagem através de aulas teóricas sobre os conceitos básicos da teleodontologia, aspectos legais, bem como os requisitos, limitações e recomendações necessárias para a realização do teleatendimento; estruturação física da clínica com equipamentos tecnológicos necessários; sessões de treinamento síncronos e assíncronos para consolidação dos conhecimentos adquiridos; desenvolvimento de materiais instrucionais e educativos para promoção de educação em saúde; e, após consolidação da estratégia de fluxo de atendimento, o serviço foi iniciado em setembro de 2022. Resultados: 107 pacientes participaram do serviço, 56% destes eram do sexo masculino e, idade média 40 anos. Aproximadamente 49% dos pacientes relataram 3 ou mais queixas, sendo as mais citadas a procura por profilaxia e manutenção da saúde bucal (50%) e, sintomatologia de dor ou sensibilidade dentária (41%). Metade dos participantes foram encaminhados a outros serviços, sendo 38% com 2 ou mais pedidos de referenciamento. Ao todo, 10 pacientes receberam alta através do serviço, evitando o deslocamento presencial à clínica. Ao final, 89% dos dentistas relataram ter aproveitado o atendimento de triagem para realizar também a teleorientação, fornecendo algum tipo de orientação personalizada voltado ao paciente. Conclusão: Pode-se concluir que a implementação do Serviço de Teletriagem foi bem-sucedida. Os objetivos foram alcançados, com boa participação dos pacientes e dos profissionais. Os atendimentos realizados resultaram em diminuição da fila de espera, otimização do referenciamento e promoção de saúde bucal.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

ISABELLE ANIBAL OLIVEIRA DOS SANTOS, Marcelo Ramos Pinto, Adriana Mallet Toueg, Tatiana Natasha Toporcov, Talita Girio Carnaval, Ana Estela Haddad