XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Fluxo de produção e uso das multimídias aplicadas à educação de profissionais da atenção primária à saúde por Núcleo de Telessaúde

Apresentação do Caso

Um dos serviços prestados por um Núcleo de Telessaúde no Pará é a tele-educação, que tem como uma de suas metas a criação de dois cursos autoinstrucionais, disponibilizados em plataforma própria. Um deles é o curso de Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde, que foi idealizado e produzido com diversos recursos multimídia, como textos, vídeos, áudios, quadrinhos, etc.

Discussão

O seu processo de produção teve início após o recebimento do conteúdo didático, de autoria de uma profissional (mestre) da área da saúde. Esse conteúdo foi dividido em três módulos (com duas unidades, cada). Inicialmente, foi necessário criar um roteiro (em documento de texto) indicando quais recursos (multimídia) deveriam ser utilizados em cada parte. A execução contou com a participação de um bolsista formado em comunicação social e dois de tecnologia da informação, além de três estudantes tecnólogos de produção multimídia e dois de tecnologia da informação. A plataforma escolhida para hospedar o curso foi o software livre Moodle. Apesar de ser versátil, parceira de outras plataformas de produção de conteúdo (como a H5P, por exemplo) e opção viável para instituições que não podem arcar com plataformas pagas, também foi necessária a utilização de outros softwares para a criação dos materiais e interfaces, como os do pacote Adobe (Illustrator, Photoshop, Premiere, etc), a plataforma Canva, além de layouts e interatividade implementados por desenvolvedores frontend, utilizando linguagem PHP, HTML, Javascript e CSS. Além disso, o curso de Produção Multimídia de uma universidade pública foi parceiro no fornecimento de equipamentos, laboratórios e profissionais técnicos. Também foi possível contar com a parceria da Coordenadoria de Acessibilidade da mesma instituição para tradução de libras e audiodescrições. O curso possui seis materiais didáticos (em formato .pdf), um para cada unidade. Esse recurso é um diferencial para regiões que possuem restrições de acesso à internet, como a amazônica. Indica-se que o material didático seja produzido, preferencialmente, na fase inicial, após a entrega do conteúdo. O curso foi ofertado no mês fevereiro para uma turma teste, integrada por agentes comunitários de saúde, que o avaliaram através de um questionário de usabilidade.

Comentários Finais

Conclui-se que o fluxo ideal nesse processo seria: escrita do conteúdo, produção do material didático, elaboração do roteiro, produção e implementação de conteúdos multimídia e de acessibilidade e avaliação de usabilidade.

Área

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

Autores

KARLA HAYDEE PINHEIRO DA SILVA, Helder Marques Batista, Jhonata dos Santos Ferreira, Ana Beatriz Rodrigues Dias, Leidiana de Jesus Silva Lopes, Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos