XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Elaboração de material educativo para teleorientações aplicadas ao desfralde

Resumo

Introdução: O controle esfincteriano é um processo complexo de integração entre o sistema nervoso, bexiga e intestino, que gera muitas dúvidas entre os responsáveis, necessitando de orientações para o manejo adequado, além de uma participação ativa dos envolvidos. É possível realizar a abordagem de disseminação de orientações sobre o desfralde de forma remota. A telessaúde promove redução nos custos de transporte, tempo de locomoção dos pacientes e seus responsáveis, e proporciona melhora da qualidade de vida e queixas durante o tempo de espera para o atendimento ambulatorial. Portanto, o estudo buscou elaborar um material educativo de orientações relacionadas ao desfralde, que possa ser transmitido por um fisioterapeuta, de forma síncrona durante a teletriagem.
Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura sobre desfralde na telessaúde. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs e Cochrane, através dos descritores fornecidos pelo DeCS, utilizando a seguinte estratégia de busca: teleorientation OR tele-orientation OR telerehabilitation OR remote consultation OR Ehealth AND toilet training. Foram encontrados 7 artigos que foram armazenados em arquivo eletrônico para exclusão de duplicatas e posterior exclusão por título e resumo. Fizeram parte dos critérios de inclusão estudos relacionados ao desfralde na modalidade de telessaúde, envolvendo orientações para as crianças e/ou seus responsáveis. Desta forma, não foi identificado artigo para inclusão neste estudo. Em seguida, foi proposto a realização de um material educativo elaborado em 4 etapas: fundamentação teórica, elaboração do roteiro de ilustrações, desenvolvimento das ilustrações e finalização do material educativo.
Resultados: Devido à lacuna de informações sobre a abordagem do desfralde na telessaúde, o material educativo ilustrado foi elaborado a partir dos métodos de desfralde de Azrin e Foxx e de Brazelton, abordando de forma simples a neurofisiologia da micção e da evacuação, os sinais de prontidão, posicionamento no vaso sanitário, participação da família e cuidadores no processo de desfralde, a importância da criação de rotina, a familiarização do processo e as etapas do desfralde.
Conclusão: Foi elaborado um material educativo ilustrado, para aplicação na teletriagem no formato síncrono, destinado às famílias com crianças em processo de desfralde.
Descritores: toilet training, teleorientation, ehealth.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

HELOISA MAGALHAES DE MENDONÇA FONSECA, GABRIELLA SILVA FOTAKOS, BEATRIZ RODRIGUES ABIB, SUEHELLEN ANNE ROCHA MILHOMEM, CLARICE TANAKA