XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

O impacto da realização de Teleround multidisciplinares bem estruturada no tempo médio de ortostatismo de paciente dentro de unidade de terapia intensiva.

Resumo

Introdução: A imobilização prolongada em pacientes críticos, quando associado a idade avançada e severidade da doença, podem gerar consequências que se estendem até 5 anos após a alta hospitalar. No Brasil, foi observado que apenas 10% dos pacientes são mobilizados além do leito.

Objetivo: Avaliar o impacto da visita multidisciplinar via telemedicina no tempo médio de ortostatismo em pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI).

Materiais e Métodos: Estudo de coorte retrospectivo realizado de junho de 2022 a dezembro de 2023 com os 19 hospitais participantes do projeto TeleUTI Brasi. O projeto é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e executado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. O projeto TeleUTI estruturou uma ferramenta de telerrounds com objetivo de qualificar a equipe, além de prestar assessoria na elaboração e implantação de protocolos assistenciais e indicadores de qualidade. Foram incluídos no estudo os hospitais que incorporaram e monitoraram o indicador referente ao tempo médio de ortostatismo durante a permanência na UTI. Por ortostatismo definiu-se a habilidade do paciente realizar a postura de ficar em pé e conseguir sustentar essa posição. As análises estatísticas foram realizadas no software R versão 4.3.1, sendo significativo p < 0,05.

Resultados: A amostra final foi composta por seis hospitais que realizaram a coleta de dados referente ao indicador de ortostatismo, sendo os dados analisado em trimestres. No primeiro trimestre, quando foi iniciado o acompanhamento do projeto TeleUTI a média de dias para ortostatismo observada foi de 16,47 dias. Em relação ao sétimo trimestre, quando foi finalizado o projeto TeleUTI nas unidades, essa média observada foi de 3,65 dias. Diferença estatisticamente significativa foi encontrada entre o tempo médio para ortostatismo no início do acompanhamento do projeto TeleUTI e ao final do acompanhamento (p < 0,001).

Conclusão: A implementação de visitas multidisciplinares, bem como de protocolos assistenciais e indicadores de qualidade são importantes ferramentas para a equipe e beneficia a assistência prestada aos pacientes, uma vez que são estabelecidas metas assistenciais a serem alcançadas durante a permanência do paciente na unidade, impactando no tempo de internação e na redução de custo hospitalares.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

EMELLI DA SILVA COMENALLE, Eduardo Piovani, Juliana De Carvalho Prado, Rodrigo Olyntho De Almeida, Cleyton Zanardo De OLIVEIRA