XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde

Dados do Trabalho


Título

Qualificação da assistência nutricional em terapia intensiva por telemedicina

Resumo

Introdução: A prevalência de desnutrição em pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) varia de 38 a 78%, estando associada à maior morbimortalidade, declínio da funcionalidade, tempo prolongado de internação e aumento dos custos hospitalares. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) busca apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada. Nesse contexto, o projeto TeleUTI utiliza a telemedicina como ferramenta para viabilizar a oferta de serviços em saúde.

Objetivo: Qualificar a assistência nutricional em terapia intensiva por meio de telemedicina.

Método: Foram realizados, diariamente, entre maio/2022 e dezembro/2023, telerounds multiprofissionais para discussão de casos de pacientes em 24 UTIs. Ocorreu, ainda, apoio na revisão e elaboração de protocolos com as equipes de nutrição, treinamento e capacitação dos nutricionistas e discussão assíncrona de casos complexos. Foram implantados indicadores de qualidade em terapia nutricional (IQTN), sendo eles: taxa de triagem de risco nutricional, taxa de adequação do volume prescrito X infundido, taxa de adequação calórica e proteica para pacientes em terapia nutricional enteral.

Resultados: Foram realizadas 27.475 visitas multiprofissionais totalizando 4.736 telerounds. A participação síncrona do nutricionista se deu em 2.694 visitas. Dos 85 treinamentos realizados, houve a participação de nutricionistas em 78 sessões de aprendizagem virtual, totalizando 51 profissionais capacitados. Os IQTN foram implantados em 19 hospitais, sendo a análise crítica realizada mensalmente, bem como a elaboração de planos de ações para melhorias dos resultados em conjunto com os nutricionistas dos hospitais participantes.

Conclusão: O uso da telessaúde, aliado ao engajamento e a participação do nutricionista em UTI são essenciais para a melhoria dos resultados e melhor desfecho dos pacientes, o que foi observado na performance da unidade através dos indicadores acompanhados e monitorados. A adesão aos telerounds e a participação efetiva do nutricionista nas atividades de capacitação virtual possibilitaram o aprimoramento de práticas assistenciais e mudança de cultura organizacional. Além disso, a rotina de análise mensal de indicadores se consolidou na maioria dos hospitais participantes, fortalecendo a cultura de melhoria contínua.

Área

Tecnologias Digitais para Assistência Remota em Saúde - Teleatendimento

Autores

JULIANA DE CARVALHO PRADO, AMANDA SILVA FONTES, ANNA LUIZA GRAÇA CURVELO, JULIA TEREZA DA ROCHA OLIVEIRA, RODRIGO OLYNTHO DE ALMEIDA